terça-feira, 11 de janeiro de 2022

PONTIAC FIREBIRD TRANS-AM

Pontiac Firebird Trans-Am 1970
A segunda geração do Firebird Trans-Am foi apresentada tardiamente em 26 de fevereiro de 1970 (os demais modelos foram lançados em 18 de setembro de 1969), e permaneceu até 1981. Problemas de engenharia atrasaram o cronograma, e muitos consideram como ano-modelo 1970 e meio, enquanto os exemplares fabricados até o novo modelo ser comercializado saíram sem a designação de ano/modelo, pois eram do ano-modelo 1969, mas fabricados já em 1970. Esta geração dos Firebirds teve apenas a configuração coupé; os conversíveis voltaram apenas em 1989.

Compartilhando a plataforma com o Camaro, o design da frente era bem característica, com destaque para as duas aberturas de grade, agora com os faróis montados fora dela, diferentemente da geração anterior. A linha do teto tinha uma caída direto para o final do porta-malas, permanecendo como um detalhe marcante por um longo período dos Firebird. Este novo design trazia um largo “B-Pillar”, até 1975, quando os contornos da janela traseira passaram a avançar um pouco para a lateral.

O adesivo do "Pássaro de Fogo" no capô do Trans-Am

O Pontiac Firebird Trans-Am de 1973 é amplamente reconhecido como um dos mais "musculosos" Firebird's jamais construídos. Baseado na segunda geração que foi lançada em 1970 e permaneceu até 1980, o '73 vinha com o adesivo no capô dianteiro, rodas com detalhes hexagonais, painel completo com toda instrumentação de um puro-sangue, spoiler dianteiro e traseiro, extratores de ar nos paralamas dianteiros, volante NK-3 Fórmula com raios perfurados e o detalhe do capuz sobressaindo do capô dianteiro, que vibrava a cada aceleração do enorme V8 com 455 polegadas cúbicas.

Com 250 hp e 370 "foot pounds" de torque, era como se fosse um 'testamento' da atitude rebelde da Pontiac, diante dos anos que Detroit teve que resignar sob as estritas normas federais de emissão de gases dos enormes V8 que equipavam os esportivos americanos.

Literalmente, um "fritador de pneus", fazia os amantes da marca evocarem os famosos motores de 389 e 421 polegadas cúbicas dos anos 1960, quando a Pontiac reinava com os stock cars nos circuitos da NASCAR.

Os SD-455, como eram denominados, tinham o bloco especialmente reforçado, cárter seco, bielas e pistões forjados, comando especial, na configuração mais preparada, produzia 310 hp. Fazia o quarto-de-milha em 13,54 segundos a 104,29 milhas por hora.

Apenas 252 exemplares foram produzidos em 1973, 72 deles com câmbio de 4 marchas e 180 com transmissão automática.

Além das novas cores Buccaneer Red e Brewster Green, veio com um novo design da frente e tinha disponível um kit de adesivos opcional para o capô do motor, exclusivo para as versões Trans-Am; justamente com o adesivo Trans-Am bem maior do que o do ano anterior.

O interior era basicamente o mesmo de 1972, mas com novo estofamento dos bancos e das laterais das portas. Também foi ajustado para atender todas as especificações de segurança e emissão de gases para o ano de 1973. Havia reforços internos de aço nos para-choques e nos para-lamas.

O motor V8 d 455 cid

O motor do Trans-Am de 1973 era um V8 de 455 cid no básico L75 com 250 hp a 4000 rpm e 370 lb/ft a 2800 rpm; e um opcional Super Duty LS2 também com 455 cid mas que gerava 290 hp a 4000 rpm e 395 lb/ft de torque a 3600 rpm.

Havia um opcional denominado "Radial Tuned Suspension", que trazia mais conforto ao rodar, e melhorava o desempenho nas curvas. O kit incluía rodas de 15 polegadas com pneus radiais.

Os números de produção do ano cresceram em relação aos anos anteriores, com o L75 SD-455 chegando a 3.130 com transmissão automática e 1.420 com câmbio manual; o opcional LS2 SD-455 atingiu 180 exemplares com transmissão automática e apenas 72 com câmbio manual.

PONTIAC FIREBIRD CUSTOM 67

O Pontiac Firebird Custom 67 de Brendom Vetuskey, e o modelo correspondente da Hot Wheels

Brendon Vetuskey sempre foi apaixonado por carros de alto desempenho, e teve diversos carros, até chegar ao Pontiac Firebird 67, na famosa cor Vedoro Green com teto de vinil preto. Mas o carro começou a enferrujar e ao tentar repará-lo, descobriu mais e mais pontos enferrujados que no fim parecia mais um queijo suíço do que um carro.

Já que precisava mexer na carroçaria, começou por alargar os para lamas para acomodar as novas rodas e fez duas entradas de ar para resfriar os freios traseiros.

Depois de ficar por sete meses esperando pela pintura, resolveu deixar o carro sem pintar, com a chapa aparente, apenas aplicando um verniz para não enferrujar mais.

Como designer, poucos meses antes de adquirir o Pontiac, ele havia sido contratado pela Mattel para projetar novos modelos de Hot Wheels. E chegou o dia em que ele desenhou o seu Pontiac na escala 1:64, com todos os detalhes que havia feito no seu carro de verdade: os paralamas alargados, as rodas US Mags Bandit, o motor LS do Corvette, a suspensão DSE e tudo o mais.

O modelo da Hot Wheels faz parte de uma linha de carros denominada "Zamac", em que a carroçaria vem sem pintura, apenas com um verniz, e eventualmente, com decoração de faixas ou 'flames'. O Firebird de Brendon entrou nesta linha, e como o original, tem um círculo preto nas portas, o spoiler traseiro do modelo Trans-Am 69 e o topo dos paralamas dianteiros pintado de preto fosco; vem também sem o capô do motor, mostrando o topo do motor LS Turbocomprimido do Corvette com os dutos de ar e cabeçotes especiais.

DA MINHA COLEÇÃO

O Firebird da ERTL em 1:18

O Firebird Trans-Am de 1973 branco é da ERTL em 1:18, e traz uma versão do “Pássaro de Fogo” das lendas indígenas americanas, capô dianteiro com o topo da caixa de filtro sobressaindo, com a inscrição SD-455 indicando o V8 de 455 cid que o equipava, traz os apliques de para-lamas, com rodas estilo colmeia e pneus com as inscrições Firestone e Wide Oval nas laterais. Constam saídas de ar nos para-lamas dianteiros logo atrás da caixa das rodas, e um spoiler na tampa do porta-malas.

Cofre com o motor V8 455 cid

O cofre do motor traz o V8 razoavelmente detalhado, há a mangueira do filtro de ar e da água para o radiador, assim como o servo freio, e algumas polias e correias da bomba d’agua e alternador, mas nenhum outro cabo.

Firebird 67 - Hot Wheels

Custom 67 de Brendom Vetuskey


Firebird Twin Turbo 70

Firebird Trans-Am 400 de 1971

Firebird Trans-Am 1973 com várias decorações

Firebird Trans-Am 1977 com teto T-Top

Firebird 93

Na escala 1:64, temos Pontiac Firebird de várias gerações. Os Hot Wheels são os mais numerosos, e comparecem com muitas versões e decorações diversas. O Firebird de 67 com motor 400 cid; o 67 Custom de Brendom Vetuskey; o Firebird 69 Trans-Am azul; os Firebird 70 Twin Turbo branco e azul; o Firebird Trans-Am 400 de 1971; os Firebird Trans-Am de 1973 em várias decorações, inclusive com o “Pássaro de Fogo” das lendas indígenas; o Firebird de 1977 com teto T-Top e o Firebird 93.

Firebird 1988 - Greenlight 1:64

Firebird Trans-Am 77, do filme "Smokey & Bandit - Greenlight 1:64

Da Greenlight, nesta escala, temos o Firebird vermelho de 1988, que abre apenas o capô do motor; e o Trans-Am 77 preto do filme “Smokey & Bandit”, com o “Pássaro de Fogo” no capô, que se abre.

Firebird 1968 - M2 Machines 1:64

Da M2 Machines, temos o Firebird 1968 na consagrada cor Vedoro Green, mas equipado com o V8 400 cid e preparado com o Blower. A cartela vem com um jogo de rodas e pneus adicionais para trocar conforme o gosto do colecionador.

REFERÊNCIAS

https://www.hotrod.com/articles/hot-wheels-designer-built-firebird-made-toy/

https://en.wikipedia.org/wiki/Pontiac_Firebird

 

 

 

 

 

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