Speed Racer e o Corredor X protagonizavam as maiores aventuras nas pistas de todo o mundo, onde seus concorrentes nunca jogavam limpo.
Iniciando como um mangá em 1960, criado por Tatsuo Yoshida, em 1967 passaram à série animada que correu o mundo depois que um sindicato americano comprou os direitos de exibição na TV. Assim, Go Mifune (no original japonês) virou Speed Racer, atraindo imediatamente a audiência para acompanhar suas tramas sofisticadas, envolvendo conspirações diabólicas, ação violenta nas corridas tipo vale-tudo, com seus personagens marcantes e carros de corrida poderosos.
O Mach 5 (pronuncia-se Méqui-Five) tem seu nome referindo-se à unidade de velocidade supersônica, e o número 5 identifica o quinto carro construído pela Mifune Motors (daí o "M" vermelho no capô do carro), que virou Racer Motors em inglês. Construído por Pops, pai de Speed, tem diversos gadgets inspirados no Aston Martin de James Bond (007 contra Goldfinger) e Speed utiliza todos os recursos para driblar os adversários nas competições.
Speed conta sempre com Sparky, seu ajudante mecânico e Trixie, suposta namorada (pois nunca se beijaram em cena), de 18 anos, pilota um helicóptero e auxilia nosso herói sempre que precisa. Gorducho (irmão mais novo de Speed) e Zequinha, um chimpanzé de estimação, sempre viajam no porta-malas do Mach 5 para participar das aventuras.
O último personagem (e muitos o consideram o melhor) é o Corredor X, piloto mascarado que corre com o Shooting Star (Estrela Cadente), e é na verdade irmão mais velho de Speed, Rex Racer, e trabalha como agente da Interpol combatendo as gangues e nas corridas e protegendo Speed sempre que necessita.
Anos atrás, Pops havia dito a Rex antes de uma corrida, que ele ainda não estava preparado para competir no nível de competência profissional. Durante a corrida, Rex foi para a liderança e com menos de uma volta para chegar à vitória em sua primeira corrida importante, perdeu o controle do carro e destruiu-o. Pops explodiu de raiva e deu a maior bronca nele. Rex, então, saiu de casa e desapareceu, não antes de fazer a promessa de que iria se tornar o maior piloto de carros de corrida do mundo.
MACH 5
Há várias empresas licenciadas para fazer os modelos do Mach 5, entre elas, a ERTL, Jada Toys, Mattel (HotWheels), AutoWorld, Racing Champions e outras.
Alguns fabricantes não reproduzem corretamente as caixas das rodas, especialmente as traseiras, e no caso das rodas, há imagens originais em que as rodas tem seis ou cinco furos redondos (o modelo da ERTL tem seis), e os da Jada tem rodas semelhantes aos da Ferrari, com cinco raios em estrela e pneus com perfil bem baixo. Os modelos da Toynami e Unifive trazem as figuras de Speed, Gorducho e Zequinha, e uma série da ERTL também foi vendida com figuras do Gorducho e Zequinha. Em forma de Kits para montar, temos a Polar Lights, AMT e a Streamline Productions faz um modelo em resina.
Outro detalhe interessante é que a posição do piloto é à esquerda (diferente do Japão que é à direita), mas o espelho retrovisor (único) é posicionado sobre o para-lama da direita, não havendo retrovisor no lado do piloto.
A foto mostra o exemplar da ERTL na escala 1:18, que traz os discos de serra dianteiros aparentes sob o bico do carro. O capô dianteiro e as portas são articuladas, e a pintura com a decoração é bem caprichada.
SHOOTING STAR
A foto é o modelo feito pela ERTL, na escala 1:18. Traz o design bem fiel ao carro do desenho animado, e seu acabamento é muito bom, com o interior mostrando o painel e volante que esterça as rodas. Abre as portas e o capô traseiro, revelando o motor com seus escapes para cima. E tem uma camera que se projeta do para-lama dianteiro. A miniatura traz também uma garra articulada que se projeta de baixo do bico do carro.
A brasileira Enigma Models fez tanto o Shooting Star como o Mach 5 em resina, muito bem proporcionados, e acompanhavam as figuras do Corredor X e de Speed Racer.
A Streamline Pictures, estúdio que fazia dublagem de animês japoneses, através de sua divisão 3-D lançou modelos em resina de alta qualidade do Mach 5, Shooting Star e GRX, na escala 1:25. A Johnny Lightning fez os mesmos carros, e outros exemplares (Stock Car, Assassin Car, VW Van e outros), mas na escala 1:64.
Leia as matérias completas em:
http://leotogashi.blogspot.com.br/2017/04/carros-e-filmes-mach-5-de-speed-racer.html
http://leotogashi.blogspot.com.br/2017/04/carros-e-filmes-shooting-star-e-o.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário