terça-feira, 18 de abril de 2017

Carros e Filmes - Porsche 917K em Le Mans

PORSCHE 917
Entre 1968 e 1971 o Campeonato Mundial de Marcas fervia com uma guerra entre a Ferrari com o seu 512S e a Porsche com o 917K; e Le Mans era o palco principal dessa disputa. O período entre 1966 e 1971 do Campeonato Mundial de Carros Esporte é considerado a Época de Ouro das corridas de carros esporte.
Os 917 tiveram problemas de aerodinâmica no início, mas o conjunto do chassi tubular muito leve e o motor Flat12 cilindros  de 4,5 e depois com 5,0 litros resfriado a ar fizeram com que muitos o considerem o melhor carro de corrida jamais construído. Lançado na temporada de 1969, foi campeão com 7 vitórias em 10 etapas; 9 vitórias em 10 corridas em 1970 e 8 vitórias em 11 corridas em 1971. Em Le Mans, faturou o primeiro lugar em 1970 e 1971.
Tamanho domínio obrigou a FIA (Federação Internacional do Automóvel) a mudar o regulamento limitando os motores para a temporada de 1972 para apenas 3 litros, de modo que os 917 foram banidos do campeonato, mas deixaram sua marca nas corridas como nenhum outro; obteve uma performance tão fantástica desde o ano em que começou a competir, foi campeão em todas as temporadas em que correu.

LE MANS – O FILME
A famosa corrida das 24 Horas de Le Mans é o cenário de um drama envolvendo pilotos, carros e relações entre os envolvidos neste universo de competição.
Michael Delaney (Steve McQueen) que pilotará um Porsche 917 na corrida, ainda está perturbado com a morte de seu amigo Piero Belgetti na corrida do ano anterior, pelo próprio envolvimento no acidente que o matou.
Lisa (Elga Andersen), viúva de Belgetti, está apoiando Claude Aurac (Luc Merenda), outro piloto; e fica preocupada cada vez que ouve um anúncio de um acidente nos treinos para a corrida. A relação entre Delaney e Lisa é cordial, mas estranha, por causa dos sentimentos de culpa ou acusação não claramente definidos entre os dois. Há uma tensão obvia entre eles, mas também respeito e um toque de atração mútua entre os dois.
A mídia promove a rivalidade entre Delaney e Erich Stahler (Siegfried Rauch), piloto da Ferrari, apesar de serem amigos fora das pistas. Além disso, Johann Ritter (Fred Haltiner), companheiro de equipe de Delaney, sente que sua esposa Anna (Louise Edlind) gostaria que ele abandonasse as pistas depois desta corrida. Anna não quer que ele tome uma decisão por causa dela, mas que seja por que ele quer assim. No entanto, David Townsend (Ronald Leigh-Hunt), seu chefe de equipe, o substitui por não ser suficientemente rápido na pista. Anna tenta confortar Ritter, lembrando-o que ele estava planejando parar de qualquer maneira.
Townsend ordena que Delaney pilote o carro de Ritter, e faça o papel de “coelho” para forçar os concorrentes a perseguí-lo e arriscar mais a uma quebra ou acidente no percurso; garantindo assim a vitória para a equipe Porsche.
Depois de horas de corrida, os Porsches de Delaney e Larry Wilson (Christopher Waite) estão em 3º e 2º, disputando com uma Ferrari na liderança, que logo abandona por um pneu furado. Stahler, na outra Ferrari, alcança os agora líderes, e ao pegarem tráfego de retardatários, Delaney é obrigado a frear e Stahler o ultrapassa pela esquerda. Mais à frente, Delaney tenta dar o troco em Stahler e emparelham com Wilson, mas é obrigado a desacelerar, e Stahler é obrigado a recuar também, para não baterem todos. Delaney espreme Stahler no guard-rail e os Porsche conseguem a dobradinha da vitória.

PRODUÇÃO
As locações foram feitas no próprio circuito de Le Mans, entre junho e novembro de 1970, e durante a corrida real em junho de 1970. McQueen iria correr de verdade com um Porsche 917, mas a organização não aceitou sua inscrição, e as cenas retratam o carro nº 20 de Siffert e Redman e o 917 Long Tail nº 25 branco de Elford e Ahrens Jr. Um Porsche 908/2 foi usado como câmera-car para as tomadas reais, e mesmo com os pit-stop adicionais para recarregar os rolos de filmes das três câmeras, acabou a corrida em 9º lugar com 282 voltas.
As cenas dos acidentes foram feitas com chassis de antigos Lola T70, equipados com réplicas da carroçaria dos Porsche e Ferrari. Os Ferrari 512, retratados como a equipe de fábrica, foram na verdade cedidos pelo distribuidor belga da Ferrari, Jacques Swaters, depois que Enzo Ferrari se recusou a fornecer seus carros porque o filme terminava com a vitória dos Porsche.

EM ESCALA
O Porsche 917 K, vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1971.

A primeira vitória da Porsche em Le Mans foi em 1970, com o 917K nº 23 da Equipe Porsche Salzburg, aqui reproduzido pela Majorette francesa, na escala 1:64. Ela abre o capô traseiro, mas  o detalhamento do motor é simplificado. De todo modo, é uma mini que merece ficar na coleção.
O Porsche 917K da Equipe Martini Racing, vitorioso nas 24 Horas de Le Mans de 1971 é fielmente reproduzido nesta miniatura da Universal Hobbies/Eagle’s Race, na escala 1:18. A decoração com as faixas tradicionais da Martini Racing e os demais anunciantes são corretos nas posições e proporções. Infelizmente, o modelo não abre as portas, nem o gigantesco capô traseiro, mas a parte inferior reproduz satisfatoriamente os elementos mecânicos visíveis.


O Porsche 917K da Majorette, em 1:64


O Porsche 917 KH, da Majorette, com a pintura "Psycho Paint",
ou "Hippie" como ficou conhecida, correu nas 6 Horas de Watkins Glenn, em 1970.


REFERÊNCIAS:



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