PORSCHE 917
Entre 1968 e 1971 o Campeonato
Mundial de Marcas fervia com uma guerra entre a Ferrari com o seu 512S e a
Porsche com o 917K; e Le Mans era o palco principal dessa disputa. O período
entre 1966 e 1971 do Campeonato Mundial de Carros Esporte é considerado a Época
de Ouro das corridas de carros esporte.
Os 917 tiveram problemas de aerodinâmica
no início, mas o conjunto do chassi tubular muito leve e o motor Flat12 cilindros de 4,5
e depois com 5,0 litros resfriado a ar fizeram com que muitos o considerem o
melhor carro de corrida jamais construído. Lançado na temporada de 1969, foi
campeão com 7 vitórias em 10 etapas; 9 vitórias em 10 corridas em 1970 e 8
vitórias em 11 corridas em 1971. Em Le Mans, faturou o primeiro lugar em 1970 e
1971.
Tamanho domínio obrigou a FIA
(Federação Internacional do Automóvel) a mudar o regulamento limitando os
motores para a temporada de 1972 para apenas 3 litros, de modo que os 917 foram
banidos do campeonato, mas deixaram sua marca nas corridas como nenhum outro;
obteve uma performance tão fantástica desde o ano em que começou a competir,
foi campeão em todas as temporadas em que correu.
LE MANS – O FILME
A famosa corrida das 24 Horas
de Le Mans é o cenário de um drama envolvendo pilotos, carros e relações entre
os envolvidos neste universo de competição.
Michael Delaney (Steve
McQueen) que pilotará um Porsche 917 na corrida, ainda está perturbado com a
morte de seu amigo Piero Belgetti na corrida do ano anterior, pelo próprio
envolvimento no acidente que o matou.
Lisa (Elga Andersen), viúva
de Belgetti, está apoiando Claude Aurac (Luc Merenda), outro piloto; e fica
preocupada cada vez que ouve um anúncio de um acidente nos treinos para a
corrida. A relação entre Delaney e Lisa é cordial, mas estranha, por causa dos
sentimentos de culpa ou acusação não claramente definidos entre os dois. Há uma
tensão obvia entre eles, mas também respeito e um toque de atração mútua entre
os dois.
A mídia promove a rivalidade
entre Delaney e Erich Stahler (Siegfried Rauch), piloto da Ferrari, apesar de
serem amigos fora das pistas. Além disso, Johann Ritter (Fred Haltiner),
companheiro de equipe de Delaney, sente que sua esposa Anna (Louise Edlind)
gostaria que ele abandonasse as pistas depois desta corrida. Anna não quer que
ele tome uma decisão por causa dela, mas que seja por que ele quer assim. No
entanto, David Townsend (Ronald Leigh-Hunt), seu chefe de equipe, o substitui
por não ser suficientemente rápido na pista. Anna tenta confortar Ritter,
lembrando-o que ele estava planejando parar de qualquer maneira.
Depois de horas de corrida,
os Porsches de Delaney e Larry Wilson (Christopher Waite) estão em 3º e 2º, disputando
com uma Ferrari na liderança, que logo abandona por um pneu furado. Stahler, na
outra Ferrari, alcança os agora líderes, e ao pegarem tráfego de retardatários,
Delaney é obrigado a frear e Stahler o ultrapassa pela esquerda. Mais à frente,
Delaney tenta dar o troco em Stahler e emparelham com Wilson, mas é obrigado a
desacelerar, e Stahler é obrigado a recuar também, para não baterem todos.
Delaney espreme Stahler no guard-rail e os Porsche conseguem a dobradinha da
vitória.
PRODUÇÃO
As locações foram feitas no
próprio circuito de Le Mans, entre junho e novembro de 1970, e durante a
corrida real em junho de 1970. McQueen iria correr de verdade com um Porsche
917, mas a organização não aceitou sua inscrição, e as cenas retratam o carro nº
20 de Siffert e Redman e o 917 Long Tail nº 25 branco de Elford e Ahrens Jr. Um
Porsche 908/2 foi usado como câmera-car para as tomadas reais, e mesmo com os
pit-stop adicionais para recarregar os rolos de filmes das três câmeras, acabou
a corrida em 9º lugar com 282 voltas.
As cenas dos acidentes foram
feitas com chassis de antigos Lola T70, equipados com réplicas da carroçaria dos
Porsche e Ferrari. Os Ferrari 512, retratados como a equipe de fábrica, foram na
verdade cedidos pelo distribuidor belga da Ferrari, Jacques Swaters, depois que
Enzo Ferrari se recusou a fornecer seus carros porque o filme terminava com a
vitória dos Porsche.
EM ESCALA
O Porsche 917 K, vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1971. |
A primeira vitória da Porsche em Le Mans foi em 1970, com o 917K nº 23 da Equipe Porsche Salzburg, aqui reproduzido pela Majorette francesa, na escala 1:64. Ela abre o capô traseiro, mas o detalhamento do motor é simplificado. De todo modo, é uma mini que merece ficar na coleção.
O Porsche 917K da Equipe Martini
Racing, vitorioso nas 24 Horas de Le Mans de 1971 é fielmente reproduzido nesta
miniatura da Universal Hobbies/Eagle’s Race, na escala 1:18. A decoração com as
faixas tradicionais da Martini Racing e os demais anunciantes são corretos nas
posições e proporções. Infelizmente, o modelo não abre as portas, nem o
gigantesco capô traseiro, mas a parte inferior reproduz satisfatoriamente os
elementos mecânicos visíveis.
O Porsche 917 KH, da Majorette, com a pintura "Psycho Paint", ou "Hippie" como ficou conhecida, correu nas 6 Horas de Watkins Glenn, em 1970. |
REFERÊNCIAS:
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