terça-feira, 4 de abril de 2017

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO - POR QUE É TÃO DIFÍCIL - Parte 2 de 2

Nossos hábitos nos ajudam a ter um comportamento automático para as coisas básicas da vida, "economizando" nossa energia mental, já que o cérebro segue um padrão pré-estabelecido e não precisa "pensar" no que fazer.
O problema é quando um hábito começa a nos prejudicar, como beber quando se fica frustrado com algo que ocorre, ou comer uma barra de chocolate quando estamos com nossa auto-estima em baixa...
Como lidar com hábitos que pioram sua vida ao invés de melhorá-la?
Podemos mudar um mau hábito, ou ainda criar um novo, que nos livre do antigo. Mas é preciso ser realista, não dá pra mudar tudo de uma vez. Mudar ou criar novos hábitos leva tempo e dá muito trabalho.
Mas isso não deve ser um impedimento, senão nossa vida não vai ter melhorias que vão aumentar nossa qualidade de vida. Então, o que podemos fazer?
Primeiro, REGISTRE: faça duas listas: uma com hábitos que você quer criar e outra com hábitos que deseja eliminar. 
Segundo, PRIORIZE: Numere os itens das duas listas do mais importante para os menos importantes para você.
Terceiro, SELECIONE: um ou dois hábitos de cada lista para criar novo(s) e eliminar velho(s) e concentre-se neles até conseguir alcançá-los. Quando estiver satisfeito com o resultado, passe para mais um ou dois da lista.
Outro elemento muito importante para mudar nossos hábitos é o ambiente em que estamos. Será muito difícil largar de fumar se você está constantemente em lugares que as pessoas fumam, ou se tiver cigarros em casa. Livre-se deles, e evite ambientes ou companhias que tenham os hábitos que deseja eliminar!
Pessoas que desejam fazer atividades físicas vão para academias ou parques para se exercitar. Ficar em casa assistindo TV ou navegando na Internet não favorece mudar ou criar o hábito de realizar atividades físicas.
Muitos não conseguem seus objetivos porque não vêem resultados imediatos, e acham que não vão conseguir mudar. NÃO DESISTA!
É normal ter recaídas à medida que se esforça para mudar um comportamento arraigado durante anos. Ao contrário, concentre-se nas vezes que conseguir atingir sua meta. A paciência é a virtude que mais o(a) ajudará e vencer um mau hábito ou adquirir um novo.
Salomão, o rei sábio da Bíblia, disse: "Mesmo que o justo caia sete vezes, ele se levantará de novo" (Provérbios 24:16). Então, não importa quantas vezes caímos, mas sim quantas vezes nos levantamos de novo!
Nossas vidas estão em constante mudança, e precisamos nos adaptar a elas. Há situações em que não podemos evitar, como imprevistos da vida; e outras das quais não podemos fugir, pois são responsabilidades que assumimos para nós mesmos, como trabalho, família e amigos. Nosso comportamento é ditado por hábitos que temos, ou por princípios que estabelecemos como diretrizes para a vida.
Assim, é mais fácil e melhor mudar um mau hábito do que abrir mão de um princípio que rege nosso comportamento.

Referência: Revista Despertai, nº 4, 2016.
https://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/despertai-n4-2016-agosto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário