Anos atrás, aos 18 anos, Rex havia sofrido um acidente com o Mach One (o primeiro carro que Pops construiu), na primeira corrida em que participava como piloto profissional. Ele corre com o número 9, e seu carro é o Shooting Star (Estrela Cadente).
A identidade do Corredor X é constantemente revelada em quase todos os episódios do Seriado, sempre que ele aparece, enquanto que Speed não tem conhecimento disso. Mas nos episódios 3 e 4 “Challenge of the Masked Racer” (Desafio do Corredor Mascarado), Speed começa a suspeitar que o Corredor X pode ser, de fato, o seu irmão mais velho. Speed só irá descobrir a verdade sobre o Corredor X, que é realmente o seu irmão desaparecido há muito, perto do final da série, no episódio “The Trick Race”.
Ele foi reconhecido tanto por Speed como por Pops de que era um piloto melhor do que Speed, e o melhor que já havia competido. As suspeitas começaram porque o Corredor X inexplicavelmente sacrificava as vitórias e repetidamente protegia Speed dos outros pilotos que queriam prejudicá-lo. Em muitas corridas, o Corredor X vencia as competições, com Speed chegando em segundo lugar. Ele sempre saia de cena sem ser notado, e nunca tinha fatos de sua vida particular revelados ao público.
Corredor X, numa das raras cenas em que Rex Racer aparece com a face exposta, sem a máscara. |
Speed tem então, a chance de perguntar ao Corredor X se ele é mesmo Rex Racer, mas é interrompido com um soco no estômago. Com Speed inconsciente, o Capitão Terror, da Equipe Acrobática, logo reconhece Rex Racer debaixo da máscara do Corredor X, e este confirma o fato. Ele faz, então um voto de que sairá das corridas para tornar-se um agente secreto internacional, afirmando a Speed, que está ainda inconsciente, de que ele vai cuidar dele onde quer que vá. Quando Speed acorda, encontra a máscara do Corredor X no chão ao seu lado, e fica convencido de que o Corredor X é de fato seu irmão mais velho.
Caracterização do personagem
Pops havia dito a Rex antes da corrida, que ele ainda não estava preparado para competir no nível de competência profissional. Durante a corrida, Rex foi para a liderança e com menos de uma volta para chegar à vitória em sua primeira corrida importante, perdeu o controle do carro e destruiu-o. Pops explodiu de raiva e deu a maior bronca nele. Rex, então, saiu de casa e desapareceu, não antes de fazer a promessa de que iria se tornar o maior piloto de carros de corrida do mundo.
Durante o seu exílio, ele assume a identidade do misterioso Corredor X (também chamado de Corredor Mascarado), prosseguindo em sua carreira de piloto.
Em várias histórias, o Corredor X é visto como um espião ou agente secreto internacional, e é muitas vezes, responsável por frustrar planos de domínio do mundo ou combater esquemas corporativos. Nesta identidade, ele é frequentemente retratado vestindo um terno de linho branco e chapéu Panamá e óculos escuros. Ele também trabalha em cooperação com o Inspetor Detector, embora não fique claro se ele realmente faz parte desta organização. O Inspetor Detector parece saber da identidade do Corredor X, embora também não fique claro se esse conhecimento é compartilhado mutuamente através do relacionamento deles; ou se o Inspetor tem um dossiê sobre o Corredor X.
Mangá de Mach Go! Go! Go!
Na série do mangá original de Tatsuo Yoshida, que inspirou o desenho animado Speed Racer, o Corredor X é retratado de forma semelhante ao seu papel no desenho. No primeiro volume do Mangá, havia uma incerteza se o Corredor X era realmente o irmão mais velho de Speed. No entanto, no segundo volume de Yoshida, esta suspeita é confirmada, o Corredor X é na verdade Rex Racer, irmão mais velho de Speed. Neste segundo volume, as origens do personagem são exatamente os mesmos do desenho, o que significa que Rex destruiu o Mach One, e fugiu da família quando Pops o repreendeu.
A história do Corredor X no mangá original é um pouco diferente. O Príncipe Kabala compete com Speed na Fire Race, ao passo que no desenho animado, Rex está disfarçado como o Príncipe Kabala, que era dado como morto. No final desta história, no mangá, o Corredor X revela a Speed a sua identidade e seu trabalho como agente secreto; e a cena final mostra uma reunião em família, em que Speed e Rex prometem um ao outro competir juntos.
O conceito de que o Mach 5 originalmente era o carro do Rex no filme de 2008 provavelmente foi inspirado nesta cena do mangá.
Comic Series 1999/2000
Na história criada por Tommy Yune (escritor e artista coreano) como prelúdio para a série publicada entre 1999 e 2000, Rex é mostrado com tendo morrido enquanto pilotava o Falling Star nº 9, numa corrida contra seu primo Hank Racer, que corria com o Mach 3.
Anos depois, o Corredor X surge pilotando o Shooting Star, que é semelhante ao carro de Rex, chocando e gerando raiva na família Racer, pois acham uma desonra contra o nome de Rex, pela utilização das cores e do número 9 que ele usava. Na história, o Corredor X ajuda Speed a salvar Trixie, agradecendo sua ajuda e declara que um dia irá descobrir sua identidade.
Outra história tipo Prelúdio foi publicada um ano depois e abrangia o período entre o seu acidente e “morte”, dando sequência à de Yune. A série Racer X mostrava Rex correndo e vencendo com o Mach 1, antes de ser banido do time de Pops e lutando por um patrocinador para correr. Ele é convidado pelo Príncipe Kabala, de Kapetapek, que deseja aprimorar as habilidades de pilotagem de Rex e o contrata para ser um diplomata de Kapetapek, ilha-nação do Pacífico Sul contra as nações ocidentais (principalmente os Estados Unidos).
Rex aprende artes marciais, tiro, e treinamento de pilotagem, antes de cometer um crime punível com a morte. Kabala salva Rex, desafiando-o para a Fire Race, através dos vulcões da ilha. Para esta corrida, Rex recebe o carro nº 9 (mais tarde denominado Shooting Star), e vence Kabala, que morre quando um vulcão entra em erupção.
Ele adota a identidade de Kabala (usando disfarce) a fim de salvar a nação das guerrilhas. No final desta série, Rex é visto usando sua máscara de Corredor X, e levando o corpo de Kabala no Shooting Star; embarcando num navio para a primeira corrida contra Speed Racer.
Speed Racer (2008 film)
Produzido pela Tatsunoko Productions, e escrito e dirigido pelos irmãos Warchowski, teve os atores Emile Hirsch (Speed), Christina Ricci (Trixie), John Goodman (Pops), Susan Sarandon (Mom), Scott Porter (Rex), Matthew Fox (Corredor X), Benno Furmann (Inspector Detector), Roger Allam (E.P. Arnold Royalton), Kick Gurry (Sparky), Paulie Litt (Spritle ou Gorducho) e os dois chimpanzés Kenzie e Willie (Chim Chim ou Zequinha).
Na adaptação do mangá e anime para o filme de 2008, Rex Racer é interpretado por Scott Porter, enquanto o Corredor X é interpretado por Mathew Fox. A relação entre Rex e o jovem Speed é que este o vê como um modelo e deseja pilotar assim como seu irmão mais velho. Rex pilota o Mach 5, mas dá o carro para Speed, quando deixa a equipe de Pops para pilotar por interesses corporativos. Nesta versão, Rex não destrói o Mach 4, mas é retratado como um piloto imprudente a serviço de interesses corporativos, responsável por diversos acidentes, antes de ser morto na entrada das Cavernas de Gelo, na corrida de cross-country Casa Cristo 5000.
Quando o Corredor X aparece no filme, ele está trabalhando como um mercenário, e é temido por pilotos, patrocinadores e pelos que tem interesses corporativos nas corridas. O Corredor X trabalha com o Inspetor Detector para acabar com a corrupção que tomou conta das corridas, e contrata Speed para trabalhar com ele e Taejo Togokhan (testemunha-chave no processo contra a corrupção da Royalton Industries) na Casa Cristo 5000 naquela temporada.
Speed começa a suspeitar que o Corredor X é na verdade seu irmão Rex, observando que o piloto mascarado apareceu exatamente dois anos após a morte de Rex em “The Crucible”, e exibe os mesmos estilos de pilotagem de Rex.
Depois que é revelado que Taejo conduz uma farsa, para aumentar o valor da empresa de sua família para lucrar mais com a proposta da Royalton, Speed derrota uma competição brutal com os pilotos que foram subornados por Cruncher Block (John Benfield). Speed confronta Rex com sua suspeita, e decepciona-se quando o Corredor X tira a máscara, revelando um rosto desconhecido, e diz a Speed que Rex está realmente morto.
O filme fecha o assunto com um flashback sobre o acidente com Rex, forjando a sua morte e depois fazendo uma cirurgia plástica para alterar sua aparência, a fim de poder lutar contra a corrupção sem trazer danos à sua família. O Inspetor Detector pergunta a Rex se ele cometeu um erro ao deixar a família, Rex lhe responde dizendo: “Se eu fiz, é um erro com o qual vou ter de viver com isso”.
EM ESCALA
A foto é o modelo Shooting Star feito pela ERTL, na escala 1:18. Traz o design bem fiel ao carro do desenho animado, e seu acabamento é muito bom, com o interior mostrando o painel e volante que esterça as rodas. Abre as portas e o capô traseiro, revelando o motor com seus escapes para cima. E tem uma camera que se projeta do para-lama dianteiro. A miniatura traz também uma garra articulada que se projeta de baixo do bico do carro.
A brasileira Enigma Models fez tanto o Shooting Star como o Mach 5 em resina, muito bem proporcionados, e acompanhavam as figuras do Corredor X e de Speed Racer.
O Shooting Star da Johnny Lightning em 1:64 é da Série de Speed Racer, e tem uma boa reprodução do casting e decoração. Está na minha coleção há mais de dez anos, mas sempre pode ser achado na Web, inclusive a versão com a figura do Racer X.
Shooting Star, da Johnny Lightning |
A Streamline Pictures, estúdio que fazia dublagem de animês japoneses, através de sua divisão 3-D lançou modelos em resina de alta qualidade do Mach 5, Shooting Star e GRX, na escala 1:25. A Johnny Lightning fez os mesmos carros, e outros exemplares (Stock Car, Assassin Car, VW Van e outros), mas na escala 1:64.
Referência:
https://en.wikipedia.org/wiki/Racer_X_%28character%29
Leo, muito legal seu artigo. Por acaso, você teria o contato da Enigma models? Se sim, por favor me mande por email. jeffersonchocron@gmail.com. Grato.
ResponderExcluirOlá Jefferson, não tenho o contato, achei a citação nas pesquisas que estava fazendo ao escrever o post. Como fizeram os modelos há muito tempo, não sei se ainda está em linha. Tiragens antigas são difíceis de achar, mesmo nos EUA. Boa sorte na sua busca. Abraços
ExcluirLeo, muito legal seu artigo. Por acaso, você teria o contato da Enigma models? Se sim, por favor me mande por email. jeffersonchocron@gmail.com. Grato.
ResponderExcluir