O Corvette 1984, com design renovado
A quarta
geração do Corvette foi produzida de 1984 a 1996, totalmente redesenhada depois
de 15 anos da Geração C3. Ela pode ser considerada um retorno às origens, com
linhas mais suaves e esbeltas, além da lateral lisa que havia sido abandonada
na primeira evolução de estilo do C1. A bela carroceria do C4 também sofreu
alguns aprimoramentos no estilo ao longo dos 13 anos em que ficou no mercado,
mas sempre manteve as características básicas do design original, no qual se
destacava a forte inclinação do pára-brisa. As laterais abaixo da linha da
cintura tornaram-se mais planas, gerando a impressão de um automóvel mais
longo. O formato retangular das lanternas de posicionamento laterais reforçava
esta dimensão, realçada por um friso na altura de uma linha imaginária que
tangenciava o ponto superior das rodas. O vidro traseiro, de amplas dimensões,
garantia equilíbrio e elegância no design.
O conversível retornou ao catálogo, assim como motores de alta performance, como o LT-5 de 375 HP que equipava o ZR-1. Em março de 1990, o Corvette ZR-1 bateu um novo recorde para rodar 24 horas numa velocidade média acima de 175 mph (282 km/h).
Apesar da
GM nunca ter posto à venda nenhum modelo 1983, a fábrica produziu 44 unidades.
Com toda a nova tecnologia desta nova geração, a linha teve problemas de
qualidade e atrasou o lançamento do modelo 1983, até que tudo fosse corrigido.
Tudo resolvido, era tarde para lançar o modelo 1983, então se antecipou o
ano-modelo 1984. Existe apenas um exemplar do Corvette 1983, o de número 23, e
ele está em exposição no National Corvette Museum, em Bowling Green.
A geração C4 é conhecida por seu design elegante. Em vez da fibra-de-vidro, a carroceria foi produzida em plástico injetado e moldado. Algumas novidades em relação ao modelo anterior foram os para-choques de material plástico, o vidro traseiro que dava acesso ao porta-malas; novo painel com displays de LCD, e novos freios com pinças de alumínio; gerenciamento eletrônico do motor para baixar os índices de emissão de poluentes. Os painéis “T-Top” foram substituídos por um único painel removível. A suspensão tinha todos os componentes construídos em alumínio, usava molas transversais de compósito plástico, tanto da dianteira como na traseira. A direção de pinhão e cremalheira, combinada com freios redimensionados e calçado com novos pneus desenvolvidos pela Goodyear, chamados de “Gatorbacks”, em rodas de 16 polegadas, proporcionavam uma maneabilidade excelente para o Corvette.
O chassi
completamente novo, não propriamente chassi-carroceria, mas denominado pela GM
como “uniframe”, consistindo numa base tradicional integrando a moldura das
portas e o arco do para-brisas, com fixações para a parte dianteira e traseira,
reforçada pela estrutura do arco estilo “targa”, para conferir a rigidez
necessária ao chassi. Devido a esta configuração, as soleiras das portas ficaram
um tanto elevadas, dificultando o entrar e sair do carro. Também por isso, a
alavanca do freio de estacionamento foi transferida para o meio dos bancos. A
suspensão dianteira passa a adotar também a mola de compósito plástico, já
utilizada na traseira desde 1981. Os braços triangulares superpostos foram
mantidos, mas desta vez eram fundidos em alumínio. Na traseira, dois braços
tensores longitudinais garantiam maior precisão na convergência das rodas, que
passaram a 16 polegadas tanto na dianteira como na traseira. Com tudo isso, a
dirigibilidade e a estabilidade melhoraram substancialmente no Corvette C4.
O conversível de 1986
No
interior, o Corvette C4 dispunha de um maior espaço em relação aos seus
antecessores, o que possibilitou aumentar os trilhos dos bancos e oferecer mais
alternativas de regulagens. Além disso, as posições de altura e profundidade da
coluna de direção permitiam encontrar a maneira mais confortável para uma
pilotagem perfeita, algo que não era tão simples nas versões anteriores. A
curiosidade fica por conta da presença de dois velocímetros. No principal,
situado à esquerda do painel, a velocidade marcava apenas até 85 milhas por
hora (136 km/h), conforme exigia a norma americana de 1979, que obrigou o uso
deste velocímetro limitado para desencorajar o excesso de velocidade. Porém, o
Corvette C4 trazia um pequeno visor, no centro do painel, que indicava a
velocidade real de até 299 km/h.
De 1984 até
1988, o Corvette tinha como opcional o câmbio Doug Nash “4+3”, uma caixa manual
de quatro velocidades em que as três últimas marchas tinham uma overdrive
adicional. O câmbio permitia ao Corvette manter uma velocidade de cruzeiro em
baixas rotações, mas assim que necessário, o câmbio reduzia para fazer uma
ultrapassagem mais segura. Com o avanço da tecnologia, esta caixa foi
substituída por uma ZF manual de seis velocidades. O motor V8 de 350 cid (5.735
cc) L98 de 205hp equipou o C4 até 1992, quando a segunda geração do “Small Block”
LT1 foi introduzido, melhorando sensivelmente o desempenho. Em 1985, ele recebeu um moderno sistema de
injeção multiponto, que aumentou a potência para 230 HP e permitiu superar a
velocidade de 240 km/h. Uma ação de propaganda eram camisetas com a inscrição
“Life begins at 150” (A vida começa aos 150, uma referência à velocidade de 150
mph, correspondente a 240 km/h).
Em 1986,
volta ao catálogo a versão conversível, ausente desde 1975. Em 1987, o ABS
passa a equipar o C4. Já em 1989, o Corvette passa a ser o primeiro modelo de
série a ser equipado com cambio manual de seis marchas à frente, que substituiu
o câmbio com overdrive.
O Corvette que foi Pace-Car na Indy 500 em 1986
Pela
segunda vez, o Corvette foi o Pace Car da Indy 500, e assim, todos os
conversíveis produzidos em 1986 foram réplicas do Pace Car da Indy 500, em
amarelo brilhante. Freios ABS da Bosch passaram a equipar os carros, junto com
o brake-light no teto logo acima do vidro traseiro.
O modelo de 1989
O
ano-modelo 1990 pode, por um curto período, ser adquirido com o Código R9G,
preparado para uma nova série de Corridas chamada World Challenge. Apenas 29
exemplares foram vendidos com essas adaptações, gerando 245 a 250 HP dependendo
do comando de válvulas.
1990 Conversível 1992
Com uma
frente redesenhada para 1991, novas rodas, e traseira redesenhada para se
parecer com o ZR-1 de 1991. Em 1996, último ano de produção do C4, surgiu uma
nova opção do motor para uma versão especial: a Collector Edition, com taxa de
compressão de 10,8:1, o LT4 que desenvolvia 330 HP, equipando todos os carros
com transmissão manual. A máxima batia nos 270 km/h e fazia de 0-100 em 4,9
segundos.
De 1987 a
1991, a empresa Callaway, de Connecticut, desenvolveu uma versão especial bi
turbo que elevou a potência do motor para 382 HP, chegando mais tarde a 403 HP.
Cerca de 400 exemplares do Corvette na versão Callaway foram fabricadas. Estes
se diferenciavam não apenas pela potência, mas também pelo desenho frontal, com
três aberturas, e pelas rodas inglesas Dymag, com aro de 17 polegadas. Os bons
resultados de vendas do Corvette Callaway animaram a GM a investir numa versão
especial do esportivo: o Corvette ZR-1.
ZR-1
Corvette ZR-1 de 1992
Em 1986, a
GM adquiriu o Grupo Lotus, núcleo de engenharia e fabricação de carros de alta
performance, sediada no Reino Unido. A Divisão Corvette se aproximou da Lotus
para desenvolver o carro de produção mais rápido do mundo, baseado no Corvette
da Geração C4. A Lotus pegou o bloco em alumínio do motor L98 de 5,7 litros,
colocou quatro comandos e 32 válvulas. Veio ao mundo o ZR-1, cujo protótipo foi
chamado de “King of Hill”, gerando 375 HP no novo motor. Oferecido ao mercado
como ano-modelo 1990, apenas na versão cupê, era diferenciado dos outros
Corvette pela traseira mais larga, pneus dianteiros P245/40ZR17 e traseiros
P315/35ZR17 de 11” de tala, e o painel traseiro convexo, com quatro lanternas
retangulares (mas com cantos arredondados), diferenciando das lanternas
redondas dos modelos normais. Outros aperfeiçoamentos incluíam freios melhores
e direção mais rápida. Uma suspensão eletrônica ativa com três graduações de
carga, colaborava para que o Corvette não fosse apenas um muscle-car sem uma
real vocação para as pistas. Com velocidade que superava os 290 km/h, o ZR-1
colocou o Corvette lado a lado com os melhores esportivos europeus, não só na
velocidade, mas também no que diz respeito à estabilidade e dirigibilidade.
Havia uma chave no painel que podia selecionar o “Valet Mode” para manobristas
de estacionamento, em que a potência do motor ficava limitada a 250 HP.
O Corvette ZR-1
Este motor
especial necessitava de muita atenção para ser montado, e isto não poderia ser
feito na mesma planta de Bowling Green, nem em outra fábrica da GM. A Mercury
Marine de Oklahoma foi contratada para montar os motores e enviá-los para
Bowling Green, onde eram acoplados na linha de montagem do ZR-1.
O ZR-1 era capaz de chegar a 175 mph (295 km/h), fazendo de 0-60 mph em 4,71 segundos e 13,13 segundos e 110 mph para o quarto-de-milha. Um comentário da Revista Motor Trend dizia: “O motor é sofisticado, mas o som dele e da transmissão só poderiam ser mais envolventes se o motorista se sentar em cima do motor. O ZR-1 traz emoções numa época em que os carros só querem isolar cada vez mais seus ocupantes dos sons mecânicos que são música para os amantes da velocidade. Como todos os Corvette atuais, os limites são altos, e com os enormes pneus que ele calça, significa que uma vez que esses limites tenham sido ultrapassados, é ainda mais difícil controlar o seu temperamento. O cockpit é um desafio para entrar, e uma vez lá dentro, vemos que ele é apertado.”
Mudanças
mais significativas vieram somente em 1993, com novos cabeçotes, novo sistema
de escape, novo comando de válvulas, levando o motor a 405 HP. O alto preço e
queda de vendas desta versão levaram a GM a tirá-lo do catálogo em 1995; apesar de
pouco tempo em linha, marcou diversos recordes, tais como:
- 100
milhas (160 km) at 175.600 mph (282.601 km/h)
- 500 milhas (800 km) at 175.503 mph (282.445 km/h)
- 1,000 milhas (1,600 km) at 174.428 mph (280.715 km/h)
- 5,000 km (3,100 mi) at 175.710 mph (282.778 km/h) (World Record)
- 5,000 milhas (8,000 km) at 173.791 mph (279.690 km/h) (World Record)
- 12
Hours Endurance at 175.523 mph (282.477 km/h)
- 24
Hours Endurance at 175.885 mph (283.059 km/h) for 4,221.256 miles
(6,793.453 km) (World Record)
Um total de
6.939 ZR-1 foram fabricados no período de seis anos de produção. Até o
surgimento do Z06 na Geração C5, nenhum Corvette produzido conseguiu bater as
marcas do ZR-1.
OS ESPECIAIS DA GERAÇÃO C4
Conversível Pace Car
Exclusivo na cor amarela, o Pace Car para a edição de 1986 da Indianapolis 500 marcou o retorno dos conversíveis no catálogo do Corvette, desde 1975. Todos os 7.315 exemplares de conversíveis do ano de 1986 foram réplicas do Pace Car da Indy 500.
Edição de 35º Aniversário
A Edição de
35º Aniversário foi do modelo 1988, também conhecido como “Triple White
Corvette”, devido à combinação da carroceria em branco, rodas em branco com
interior em branco (inclusive volante e assentos). A versão tinha teto
removível em preto, e tinha todos os equipamentos opcionais disponíveis. Era a
segunda versão comemorativa (a primeira foi a dos 25 anos), e também tinha uma
placa identificativa numerada da versão no console. Foram 2.050 unidades
produzidas, tornando-o bastante procurado pelos colecionadores.
Edição de 40º Aniversário
O Corvette da Edição de 40º aniversário, de 1993
O
ano-modelo de 1993 celebrou os 40 anos do Corvette com um pacote especialmente
desenvolvido, que podia ser aplicado em qualquer das versões, inclusive a Ruby Red
metálica com o mesmo tom nos bancos esportivos, além de outros detalhes especiais
e emblemas identificando a edição. 6.749 unidades foram vendidas com o kit
comemorativo, ao custo adicional de US$ 1,455.
A geração
C4 do Corvette foi produzida por treze anos e deixou o mercado em agosto de
1996, com um total de 358.180 unidades, sendo 74.651 conversíveis
Dick Guldstrand GS90
Os Guldstrand GS90 conversível e coupe
Dick
Guldstrand corria com alguns Corvettes, e logo passou a preparar alguns
exemplares e vendê-los no mercado. Sua experiência nas pistas foi usada para o
desenvolvimento das suspensões do C4, e no final dos anos 1980, oferecia uma
versão melhorada do Corvette chamado de GS80. O problema era que para Dick, era
o “carro da Chevy”, e ele queria o “carro do Dick”. Quando o ZR-1 foi lançado,
Dick viu uma oportunidade para trazer de volta o Grand Sport, mas com o seu
“Dick-Style”.
Em 8 de
janeiro de 1994, no Los Angeles Auto Show, Dick Guldstrand apresentou seu GS90,
baseado no chassi e motor do Corvette ZR-1, mas com design exclusivo projetado
por Steve Winter.
Era um dos
mais elaborados e caros Corvette jamais construídos. Assinou um pedido com seus
amigos da Chevrolet de 15 exemplares do ZR-1 e mais alguns milhões de dólares,
e já tinha o “carro do Dick”.
O GS90 é
basicamente um Corvette ZR-1 com 475 HP de potência com uma suspensão
modificada. Mas as únicas partes em comum com o Corvette de linha eram o para
brisa e as janelas laterais. O estilo do carro lembrava a Ferrari GTO de 1963,
com linhas fortes e musculosas. Guldstrand equipou o carro com barras
estabilizadoras mais grossas e substituiu a mola de lâmina única das suspensões
por conjuntos de mola-amortecedor. Colocou rodas de alumínio OZ de 18 polegadas
vindas da Itália, e pintou os carros com a cor Nassau Blue, com uma única faixa
branca. Fazia de 0a 60 mph abaixo dos 4 segundos e atingia a máxima de 175 mph.
O único problema era o preço: o GS90 custava 134,500 dolares, mais o preço do original, 72,208 dolares, totalizando a cifra de 206,208 dolares. Como resultado, apenas cinco GS90 foram construídos e vendidos.
Guldstrand
tinha planos de ampliar a gama com um roadster, um speedster e versões mais
leves do GS90, que seriam vendidos pela rede de concessionários GM. Mas parece
que a maldição que matou os Grand Sport originais também alcançou o GS90: o big
boss da GM vetou o negócio e Guldstrand ficou na mão. No final, Guldstrand
construiu mais um exemplar, e o “carro do Dick” acabou com um exemplar a mais
do que os cinco Grand Sport da década de 1960.
Da minha coleção
Corvette 1987 - Maisto 1:18
O modelo C4 do Corvette é da Maisto, na escala 1:18; com o acabamento normal para esta escala. É a versão conversível de 1987, mostra bem o detalhamento interno, com os bancos, painel de instrumentos, volante, console. Abre as portas e o capô dianteiro, com o V8 da Chevrolet básico.
Corvette C4 1980, Mainline Hot Wheels
O da Hot Wheels é o único C4 que a Mattel faz, em contraste com dezenas de variações das outras gerações do Corvette. Acabamento padrão do exemplar que saiu na Mainline HW Showroom, em 2013, design de Larry Wood.
REFERÊNCIAS:
http://jacksvettesite.coffeecup.com/history4.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Corvette_%28C4%29
http://www.vettefacts.com/C4/C4Main.aspx
http://www.corvettes.nl/other_specials/gs90/index.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Callaway_Cars
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