O FIAT S76, hoje restaurado |
O Torpedo Jones Hot Wheels é baseado num carro de corridas da FIAT de 1911; o FIAT S76, que tinha como objetivo quebrar recordes de velocidade, como a Mercedes-Benz fez com o Blitzen-Benz.
Ele ganhou o apelido de “The Beast of Turim” (A Besta
de Turim), pois seu motor de origem aeronáutica com quatro cilindros, tinha 28,4
litros (exatos 28.353 cm3) de cilindrada, quatro válvulas e duas velas por
cilindro, gerando 290 hp a 1400 rpm, câmbio com quatro marchas e ré, ignição
por magneto de alta voltagem da BOSCH tipo DR4/4, refrigerado a água,
transmissão por corrente, suspensão dianteira e traseira por eixos rígidos e
molas por lâminas.
Construído em 1910, foi testado por Felice Nazzaro, que considerou o carro “incontrolável”. O segundo S76 foi vendido ao príncipe russo Boris Soukharov, em 1911, que contratou Pietro Bordino para correr com o carro no circuito de Brooklands, Inglaterra. Bordino recusou-se a dirigir o carro a mais de 90 mph; mas num evento posterior, na praia de Saltburn Sands, Inglaterra, atingiu a velocidade de 116 mph (187 km/h). Em outra tentativa, Soukharov contratou o americano Arthur Duray, e em dezembro de 1913 o S76 atingiu 132,27 mph (213 km/h) em Ostende, Bélgica. Como Duray não conseguiu fazer o percurso no sentido contrário dentro do limite de tempo da primeira tentativa, o recorde não foi homologado.
Após a Primeira Guerra Mundial, o primeiro S76 foi
desmontado pela FIAT no final de 1919. O exemplar de Soukharov, sem o motor,
foi enviado à Austrália, onde recebeu um motor Stutz, e sua carreira terminou
quando foi acidentado no começo dos anos 1920, num treino para uma corrida na
costa australiana.
Depois dos dois motores para o S76, a FIAT construiu em
1912 e 1913, mais motores para equipar aviões Forlanini, estes com três
válvulas e três velas de ignição; e destes, o único sobrevivente dos seis
construídos está na Coleção Capetti, da Politécnica de Torino.
Duncan Pittaway obteve um chassi FIAT Eduardiano (?) e o enviou para o Reino Unido. Depois de obter (em circunstâncias pouco claras) o motor S76 sobrevivente (possivelmente do Principe Soukharov), Pittaway usou desenhos originais da FIAT e fotografias de época, recriando o S76; e em novembro de 2014 conseguiram colocar o motor em condições de funcionamento. Os reparos foram concluídos em 2015 e “A Besta de Turim” foi conduzida pela primeira vez em quase cem anos no Goodwood Festival of Speed, de 23 a 26 de junho de 2015; desde então, participa de mostras e competições para carros antigos.
Da minha coleção
Torpedo Jones, First Editions, 2002
O Torpedo Jones foi lançado pela Mattel em 2002, o casting é trabalho de Phil Riehlman, apareceu algumas vezes, mas sempre na Mainline. A miniatura é do ano do lançamento (First Editions), foi customizada, retocada, o piloto foi pintado (originalmente era todo bege), recebeu rodas especiais e pneus de borracha da AC Custon, e o escapamento teve o cano final trocado por um de metal, polido e envernizado. O chassi é de metal, e o motor recebeu algum toque de preto diluído para tirar o brilho do plástico cromado, e o radiador recebeu uma grade metálica bem fina, com o fundo pintado de preto fosco.
Torpedo Jones original da Mainline, "First Editions", de 2002 |
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/Torpedo_Jones
https://en.wikipedia.org/wiki/Fiat_S76_Record
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