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Chevy '55 - 150 |
Depois que a Ford lançou o Ford 49, com o estilo revolucionário em que os para lamas eram integrados ao capô e tornando a superfície lateral do carro contínua, este design ganhou o apelido de “shoebox”. A GM e a Chrysler demoraram um pouco a redesenhar seus carros, mas o Chevy 55 quando lançado virou uma febre entre os americanos, e o sucesso continuou com o modelo 1956.
A Chevrolet dividiu a família em três partes, o
One-Fifty (150), Two-Ten (210) e o topo de linha Bel Air; e estes Chevy de
55-56-57 são chamados pelos admiradores/colecionadores de “Tri-Five”. A linha
recebeu poucas alterações visuais, incluindo a nova grade frontal, com duas
lâmpadas retangulares nas extremidades; um capô quase 10 cm mais avançado, com
um enorme “V” nos modelos equipados com motor V8 de 225 hp. Um detalhe que
chamava atenção eram as “pestanas” que avançavam na parte superior dos faróis dianteiros,
e a lanterna traseira esquerda se levantava, para dar acesso ao bocal de
abastecimento do combustível, um excesso de cuidado dos designers para “limpar”
a lateral eliminando até a tampa que escondia o bocal dos paralamas traseiros.
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Chevy 55 - 210 2 door |
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Chevy Bel Air 1956 |
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Chevy Bel Air 1957 |
Enquanto os 150 tinham apenas uma cor, os 210 e os Bel Air tinham o teto e a traseira, assim como a parte superior dos paralamas traseiros pintados de branco. O motor V8 de 265 cid (4,3 litros) com 225 hp fazia sucesso entre os Hot Rodders, que facilmente tiravam muito mais potência, preparando os carros para os rachas de quarto-de-milha.
Em 1955, Zora Arkus-Duntov (no cargo de Diretor de
Alto Desempenho) quebrou o recorde de tempo para a Subida de Pikes Peake, num
Bel Air de pré-produção equipado com um destes motores, fazendo o percurso em
17 minutos e 24,05 segundos, superando o recorde anterior de 19 minutos e 25,70
segundos, que durava já por 21 anos.
'57 Chevy Bel Air
A GM precisava renovar sua linha para o ano de 1957,
mas os atrasos na produção obrigaram a manter as plataformas e apenas dar um
‘facelift’ no design de 1955-56 por mais um ano. Os custos aumentaram com um
novo painel, um capô do motor redesenhado, assim como os encaixes dos faróis, e
o design da grade dianteira, que tornaram o Chevrolet 1957 um clássico.
Rodas de quatorze polegadas substituíram as de quinze,
rebaixando o visual em relação ao dos anos anteriores, e a grade mais larga na
dianteira dava um ar mais imponente ao carro. Assim também as aletas traseiras
(os famosos rabos-de-peixe) contribuíam para valorizar o design
lateral/traseiro e a sensação de movimento/velocidade do carro. Vários detalhes
e emblemas do modelo Bel Air vinham com acabamento dourado, fazendo um upgrade nos
cromados que estavam por toda parte do carro.
Pela parte mecânica, o motor básico era o seis
cilindros em linha de 235 cid, chamado de Blue Flame, produzindo 140 hp. Já os
novos V8 Small-Block – o primeiro V8 da GM desde 1918, com válvulas no cabeçote
– vinham com 265 cid (4.340 cc) com 162 hp; além de mais dois V8 com 283 cid,
um com dois carburadores duplos e 185 hp (Turbo-Fire) e outro com um carburador
quádruplo e 220 hp (Super Turbo-Fire).
Além disso, outro motor opcional era oferecido com
dois carburadores quádruplos, equipado com o lendário comando “Duntov”, gerando
270 hp. Juntando-se à opção de injeção direta de combustível, este motor gerava
espantosos 283 hp, com apenas US$ 500 a mais no orçamento; tornando-se o
primeiro motor americano a bater no índice de 1 hp/cid. Estes motores impulsionaram
os Chevrolet no campo esportivo, dominando as corridas de arrancada e se
tornaram adversários imbatíveis nos circuitos ovais de velocidade.
Da minha coleção
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'55 Chevy Gasser - Hot Wheels |
O Chevy ’55 Gasser, em 2023 ganhou esta decoração com a expressão “Tri Five Terror”, em alusão ao apelido dado aos Chevy de 1955-56-57, que em todas as versões destes anos, vendeu o absurdo número de 4.954.644 unidades.
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Chevy 55_2009_Treasure Hunt |
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'56 Chevy 2 door - Hot Wheels 50th Anniversary |
O Gasser sai todos os anos em mais de uma decoração/cor, e o Chevy 56 foi escolhido para compor o set dos 50 anos do lançamento dos Hot Wheels, tem base de metal, rodas especiais e pneus de borracha.
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Customizado com rodas da AC Custon |
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Customizado com rodas da AC Custon |
Já o Bel Air 57 é da Johnny Lightning, com um bom acabamento e detalhes, abre o capô dianteiro, e reproduz bem as linhas, com os "rabos-de-peixe" começando a surgir no final dos para-lamas traseiros.
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2756_Chevy
https://www.carsandstripes.com/articles/chevrolet/1956-cars/
https://www.chevyhardcore.com/features/car-features/56-chevy-street-car/
https://news.classicindustries.com/1955-57-chevy-production-numbers
https://en.wikipedia.org/wiki/1957_Chevrolet
https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2757_Chevy_Bel_Air
1957 Chevy
Belair | Racing Champions Diecast Wiki | Fandom
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