Plymouth AAR Cuda |
Este carro ganhou este nome quando fazia parte da equipe All-American Racers (AAR) do piloto Dan Gurney, competindo na popular série Trans-Am do SCCA (Sports Cars Club of America). Gurney pilotou o carro nas duas primeiras corridas do campeonato de 1970 e o sueco Swede Savage nas últimas oito provas da temporada. Apenas em Mid Ohio nenhum dos dois participou.
Gurney e Savage com o AAR Cuda |
Dan Gurney é reverenciado pelos americanos porque é um dos poucos pilotos a vencer nas categorias da Indy car, NASCAR, Can-Am e Trans-Am; e na histórica vitória nas 24 Horas de Le Mans de 1967, com A. J. Foyt pilotando o GT40 Mk.IV. Sua equipe, a All-American Racers, fundada por ele e Carrol Shelby, em Santa Ana, California, correu com os AAR Cuda e se aposentou no final de 1970.
O Filtro sobre os carburadores Holley
Embora decorado com o visual esportivo, o AAR Cuda não
era o mais potente. Ele foi preparado para homologar o motor V8 “Small Block”
de 340 cid (5,6 litros) no campeonato. Os registros indicam que foram construídas
2.724 unidades entre março e abril de 1970, na fábrica da Chrysler em Hamtrack,
Michigan; destes, 1.452 exemplares sobrevivem nas mãos de colecionadores e
pilotos que participam de Vintage Races.
As faixas decorativas nas laterais
O motor V8 de 340 cid produzia 290 hp a 5000 rpm, com
torque de 350 lb-ft a 2800 rpm; tinha três carburadores Holley duplos, e
coletores de alumínio Edelbrock. O câmbio podia ser manual de quatro
velocidades A-833; ou automático A727 TorqueFlite, com diferencial Sure Grip padrão
de 3,55:1 ou opcional de 3,91:1. 1.120 unidades receberam o câmbio manual e
1.601 o automático de três velocidades.
Amortecedores e molas especiais elevavam a traseira em
1,75 polegadas, os escapes saindo à frente das rodas traseiras, os enormes
pneus Goodyear Polyglas GT G60x15” na traseira e E60x15 na dianteira, passavam
o recado que este não era um Barracuda normal. O visual agressivo contava ainda
com o capô do motor de fibra de vidro preto fosco, com uma tomada de ar
funcional, as laterais tinham uma faixa “estroboscópica” com o emblema AAR;
finalizado pelo spoiler preto na traseira
Da minha coleção
A miniatura da Hot Wheels é da Série Vintage Racing, e saiu em 2011, design de Phil Riehlman; tem base de metal, ZAMAC sem pintura, e rodas especiais com pneus de borracha.
O Plymouth AAR Cuda de 1970, com a decoração que correu na temporada de 1970 da Série Trans-Am, tem o número 48, usado por Dan Gurney, com chassi #50231. O motor V8 de 340 cid foi reduzido para 302 cid, conforme exigia o regulamento da Série; Dan Gurney correu com ele pela última vez em 4 de outubro de 1970. O carro ainda correu em Le Mans no ano seguinte, com um motor HEMI V8; atualmente, ele voltou a ser equipado com o V8 de 340 cid, restaurado com o visual da Trans-Am, ele faz parte da coleção de Craig Jackson, de Scottsdale, Arizona.
Detalhe: a Hot Wheels patrocinava o carro, o logotipo (da época) no para lama acima da roda traseira está no carro original de Dan Gurney.
Referências:
https://hotwheels.fandom.com/wiki/%2770_Plymouth_AAR_Cuda
https://www.motortrend.com/features/70-dodge-plymouth-trans-season-crazy-insider-story/
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